MENU

Novembro Azul: Campanha também alerta para outros tipos de câncer que podem afetar a saúde dos homens

Novembro Azul: Campanha também alerta para outros tipos de câncer que podem afetar a saúde dos homens

A Campanha Novembro Azul nos lembra todos os anos sobre a importância de atenção ao diagnóstico precoce para o câncer de próstata, mas os rapazes precisam estar atentos aos outros tipos de câncer que podem afetar a saúde masculina.

Desta vez vamos falar sobre dois outros tipos de câncer que todo homem precisa conhecer.

Câncer de testículo

O câncer de testículo atinge predominantemente homens em idade produtiva — entre os 15 e 50 anos - e representa cerca de 1% a 5% dos tumores masculinos. Os fatores de risco incluem histórico familiar, criptorquidia (testículo que não desceu), infertilidade e traumas na bolsa escrotal.

Fique atento aos sinais de alerta, que são nódulo ou aumento de volume em um dos testículos, sensação de peso ou inchaço no escroto e desconforto ou dor na virilha ou testículo (mesmo que não sinta dor).

A boa notícia é que quando diagnosticado cedo há altíssimas taxas de cura ultrapassam os 90%.

Dica extra: faça o autoexame escrotal com frequência, comparando lado a lado e, se perceber alguma alteração, procure um urologista.

Câncer de pênis

Embora seja raro, ele não pode ser ignorado, especialmente em contextos em que fatores de risco estão presentes. corre com maior frequência em homens a partir de 40 a 70 anos, mas pode aparecer antes. Os principais fatores de risco são fimose (que dificulta a higiene adequada da glande/prepúcio), infecção pelo HPV (papilomavírus humano), má higiene íntima e tabagismo.

Fique atento aos sinais de alerta como, por exemplo, ferida ou úlcera na cabeça ou no corpo do pênis que não cicatriza, secreção ou cheiro diferente, caroço ou aumento de gânglios na virilha.

A higienização regular da região genital, o uso do preservativo nas relações sexuais (especialmente para prevenção de HPV) e a correção de fimose, se diagnosticada, são medidas fundamentais que ajudam a prevenir esse tipo de câncer.

Cuidar da saúde masculina vai além de seguir a recomendação médica para o exame de próstata. Significa conhecer o próprio corpo, adotar hábitos saudáveis e buscar atendimento especializado quando surgem sinais ou quando se sabe mais sobre os fatores de risco para essas doenças.

Não custa lembrar...

  • Faça o autoexame testicular uma vez ao mês;
  • Observe com cuidado a limpeza e higiene íntima e fique atento a qualquer lesão no pênis;
  • Não fume e tome cuidado com o fumo passivo;
  • Mantenha a alimentação equilibrada e pratique atividade física regularmente.

Agende sua consulta médica com clínico ou urologista anualmente, especialmente a partir dos 40 anos, ou antes se existir histórico familiar ou sinais de alerta.

Cuidar de você também é cuidar de quem se ama.

Compartilhe:

Deixe um comentário

LOCALIZAÇÃO

Rua Nogueira Acioly, 453 - Centro
CEP: 60110-140 - Fortaleza (CE)

Copyrights © 2025 All Rights Reserved by S1000 Design and Marketing
Desenvolvido por S1000 Agência | Activa Comunicação