Prezados pacientes, familiares e acompanhantes,
Preparamos este guia para proporcionar uma experiência tranquila e segura durante sua permanência conosco.
Aqui vocês encontrarão informações importantes sobre internação, serviços disponíveis e orientações para facilitar o dia a dia no Hospital.
Nosso compromisso é oferecer atendimento de excelência pautado no cuidado humanizado e na dedicação, que faz parte do legado Camiliano.
Direitos e deveres do cliente
Direitos e Deveres
O paciente tem o direito de:
1. Receber atendimento digno, atencioso e respeitoso, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer outro tipo.
2. Ser identificado pelo nome completo e data de nascimento.
3. Identificar os profissionais da Instituição por meio do crachá visível com nome e função.
4. Acessar o seu prontuário, de acordo com as leis vigentes e normas da Instituição.
5. Receber informações claras, simples e compreensíveis – adaptadas à sua condição cultural – sobre o diagnóstico, exames solicitados, ações terapêuticas, riscos e benefícios do tratamento proposto.
6. Ter resguardado o segredo sobre seus dados pessoais, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.
7. Aceitar ou recusar, de forma livre, voluntária e esclarecida, com adequada informação para o exercício de sua autonomia, procedimentos diagnósticos e terapêuticos a serem realizados, observadas as normas legais em vigor e especialmente o contido no Código de Ética Médica.
8. Recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa.
9. Verificada sua incapacidade no entendimento e na manifestação da vontade, de ser representado, perante o Hospital, por responsável legal devidamente habilitado.
10. O paciente idoso tem o direito de permanecer com um acompanhante durante sua hospitalização.
11. Crianças e adolescentes devem ser acompanhados por um responsável durante a hospitalização.
12. Por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), o paciente tem o direito de consultar uma segunda opinião médica, quando por ele desejável, sem sofrer constrangimento pela decisão manifestada. Nessas situações, o médico responsável deve ser comunicado e a responsabilidade pelo acerto dos honorários da segunda opinião é do paciente, sem a interferência do Hospital São Camilo e São Luís. Todo médico deve ser cadastrado no corpo clínico do Hospital, garantindo a excelência e a segurança preconizadas pela Instituição.
13. O paciente tem o direito de acesso às contas hospitalares referentes às despesas particulares de seu tratamento e de estada, de acordo com as rotinas institucionais, bem como de indicar um responsável financeiro, comunicando o Hospital sobre qualquer alteração nessa indicação.
14. Ser prévia e expressamente informado quando o tratamento proposto for experimental ou fizer parte de pesquisa.
15. Conhecer as normas e os regulamentos do funcionamento do Hospital.
16. Conhecer seus direitos.
Deveres
1. O paciente e seus acompanhantes têm o dever de tratar com respeito, sem preconceito de etnia, credo, idade, sexo ou qualquer outro, os outros visitantes, acompanhantes e profissionais da Instituição.
2. O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de fornecer informações completas e precisas sobre o seu histórico de saúde, além de informar mudanças inesperadas em seu estado de saúde para os profissionais responsáveis pelo tratamento.
3. O paciente e seus acompanhantes têm o dever de preservar os recursos do Hospital colocados à sua disposição.
4. O paciente e seus acompanhantes têm o dever de respeitar a Lei Antifumo que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno em ambientes coletivos, públicos ou privados em recintos total ou parcialmente fechados do Hospital.
5. O paciente e seu responsável legal deverão arcar com as despesas hospitalares decorrentes de sua internação como particular ou aquelas não cobertas pelo seu plano de saúde e/ou fonte pagadora.
Lei Estadual nº 10.241 de 17 de março de 1999 (Direitos dos Usuários da Saúde)
Serviços da Capela
Atendimentos e confissões: de segunda a sexta-feira, com hora marcada.
Diariamente, das 9 às 12 horas e das 13 às 19 horas.
Horários de visita
Unidade de Internação
- Diariamente, das 9h às 21 horas.
UTI Cardiológica
(4º andar - Unidade Nogueira Acioly)
- Das 11 às 12 horas (01 visitante)
- Das 16 às 17 horas (02 visitantes)
- Das 16 às 17 horas (02 visitantes)
UTI Cirúrgica
4° andar
- Das 10h30 às 11h30 (01 visitante)
- Das 16h às 17 horas (02 visitantes)
- Das 16 às 17 horas (02 visitantes)
UTI Clínica I
(3º andar - Unidade Nogueira Acioly)
- Das 11h30 às 12h30 (01 visitante)
- Das 17 às 18 horas (02 visitantes)
- Das 17 às 18 horas (02 visitantes)
UTI Clínica II
(4º andar - Unidade Nogueira Acioly)
- Das 11h30 às 12h30 (01 visitante)
- Das 17 às 18 horas (02 visitantes)
- Das 17 às 18 horas (02 visitantes)
UTI Família
(3º andar - Unidade Costa Barros)
- Das 11h30 às 12h30 (01 visitante)
- Das 16 às 20 horas (02 visitantes)
- Das 15 às 18 horas (02 visitantes)
Declaração de acompanhante
Informamos que a solicitação de declaração de acompanhante e/ou atendimento deve ser realizada preferencialmente de forma presencial no setor de pré-internação. No momento da solicitação, é necessário apresentar um documento de identificação com foto.
O atendimento presencial para esta solicitação ocorre nos seguintes horários:
* Segunda a quinta-feira: das 07h às 18h
* Sexta-feira: das 07h às 17h
Caso não seja possível realizar a solicitação presencialmente, pedimos que entre em contato através do e-mail sac@saocamilofortaleza.org.br. Ao enviar o e-mail, favor anexar a documentação necessária, que inclui um documento de identificação com foto, e informar o período da estadia do(a) paciente.
Ramais úteis
Wifi
Para conectar seus aparelhos à internet, basta escolher a rede Wifi Cliente São Camilo e fazer um breve cadastro para ficar online durante o período em que estiver conosco.
Ouvidoria
Para registrar suas sugestões, elogios ou reclamações, clique aqui e preencha o formulário. Sua indentificação é opcional.
Especialidades médicas
- Anestesiologia
- Angiologia
- Cardiologia
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia Cardiovascular
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Oncológica
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Vascular
- Clínica Médica
- Coloproctologia
- Eletrofisiologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Geriatria
- Ginecologia e Obstetrícia
- Hematologia
- Hemodinâmica
- Hepatologia
- Infectologia
- Mastologia
- Medicina de Emergência
- Medicina Intensiva
- Medicina Paliativa
- Nefrologia
- Neonatologia
- Neurocirurgia
- Neurologia Clínica
- Nutrição Clínica/Bariátrica
- Nutrologia
- Oncologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Pneumologia
- Proctologia
- Reumatologia
- Transplante
- Urologia
- Vascular
Pesquisa de Satisfação
Psicologia Hospitalar e Serviço Social
Você pode acionar o serviço de Psicologia Hospitalar e/ou Serviço Social através do Posto de Enfermagem do seu andar de internação.
Refeição de acompanhante
Para solicitar refeição de acompanhante é necessário entrar em contato no número 3464-7010.
Trabalhe conosco
Caso tenha interesse ou conheça alguém que queira compor nossa equipe, basta acessar este link para cadastrar currículo.
LOCALIZAÇÃO
Rua Nogueira Acioly, 453 - Centro
CEP: 60110-140 - Fortaleza (CE)