Hoje, 6 de maio, o calendário da Saúde marca o Dia Mundial da Asma, doença que acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo, sendo mais de 20 milhões aqui no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A asma é uma doença crônica que afeta as vias respiratórias e é mais comum do que se imagina. As crises podem ser provocadas por variações na umidade do ar, mudanças climáticas e exposição a fatores alérgicos, como mofo e poeira.
E é justamente por isso que essa data serve como um alerta importante: é possível viver bem com asma, mas isso exige acompanhamento médico e adesão ao tratamento adequado.
Respirar bem é viver melhor
Ao contrário do que muitos pensam, a asma não se reduz a momentos de ‘falta de ar’ e, por isso, não pode ser ignorada nos períodos em que os sintomas parecem desaparecer. A falta de controle da doença pode levar a crises graves, internações e até riscos à vida.
É fundamental que o paciente asmático compreenda o seu diagnóstico, use corretamente a medicação prescrita (como os broncodilatadores, por exemplo) e evite fatores que desencadeiam as crises. Isso inclui desde o contato com ácaros, pólen e fumaça, até o cuidado com infecções respiratórias, que podem agravar os sintomas.
Em caso de episódios de dificuldade para respirar ou falta de ar, procure um médico para avaliação.
E agora ficou ainda mais fácil agendar uma consulta com um especialista. Basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o Camilo, nosso assistente de atendimento virtual. Salve já o número e conte com a gente sempre que precisar: (85) 3464-7000.
Compartilhe este conteúdo com quem você acha que pode precisar. Incentive o autocuidado e ajude a espalhar um sopro de atenção à saúde.