No dia em que o calendário da Saúde marca 26 de junho com o Dia Nacional de Prevenção ao Diabetes, nosso blog traz uma informação importante para você: a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou a diretriz para o rastreamento e diagnóstico do Diabetes tipo 2.
A principal mudança é a redução da idade inicial para rastreamento do diabetes na população, que antes era recomendado a partir dos 45 anos e agora a indicação é iniciar a triagem a partir dos 35 anos, incluindo pessoas mais jovens que apresentem fatores de risco, como excesso de peso, inclusive crianças e adolescentes.
De acordo com a última edição do Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), quase 45% dos adultos desconhecem que possuem essa condição. No Brasil, de acordo com a SBD, esse número fica em aproximadamente 30%, por isso o rastreamento precoce é tão importante para o controle da doença.
Outras recomendações da nova diretriz definem que pessoas com exames normais e baixo risco devem repetir a triagem a cada três anos e as pessoas pré-diabéticas ou que estão enquadradas em múltiplos fatores de risco devem ser reavaliadas uma vez ao ano.