As hepatites virais podem ser causadas por diferentes tipos de vírus e entre eles os mais comuns são A, B e C.
A hepatite A é transmitida por água ou alimentos contaminados. Embora, geralmente, não evolua para formas crônicas, pode causar sintomas fortes, como febre, fadiga, náuseas e olhos amarelados (icterícia).
Já a hepatite B é transmitida pelo contato com sangue, relações sexuais desprotegidas e de mãe para filho durante a gestação ou parto. É uma das formas mais graves, podendo se tornar crônica e levar à falência do fígado, mas é possível se proteger deste tipo de hepatite com vacinação, que é gratuita e oferecida pelo SUS.
A hepatite C também é transmitida pelo sangue e é a principal causa de transplante hepático no Brasil. Diferente da B, ainda não há vacina, mas os tratamentos atuais têm altas taxas de cura, chegando a 95%.
Se não tratadas adequadamente, as hepatites podem evoluir para quadros graves como cirrose e câncer hepático, portanto, o diagnóstico é fundamental, já que os sintomas nem sempre aparecem nas fases iniciais.
Os tratamentos variam de acordo com o tipo de hepatite que o paciente apresentar. Para a hepatite A, o tratamento é feito com repouso, hidratação e acompanhamento médico. Para a hepatite B, o paciente recebe medicamentos antivirais para ajudar a controlar a doença. Já a hepatite C é tratada com medicamentos antivirais de ação direta e com bons resultados em poucos meses.
Mas é possível se prevenir? É sim!
- Lave bem as mãos e alimentos para evitar a hepatite A;
- Preteja-se em todas as relações sexuais;
- Não compartilhe objetos cortantes ou seringas;
- Verifique a esterilização de materiais perfurocortantes em salões de beleza e estúdios de tatuagem;
- Vacine-se contra a hepatite B. A imunização é gratuita em todas as faixas etárias;
- Faça exames regulares, principalmente se você tem mais de 40 anos ou já passou por transfusões antes de 1993.
Se você apresenta algum dos sintomas relacionados aqui, procure um médico para uma avaliação mais detalhada. Agendar uma consulta com nossa equipe de Hepatologia é fácil e rápido. Basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o Camilo, nosso assistente de atendimento virtual: (85) 3464-7000.
Lembrete importante: certifique-se que seu plano de saúde é credenciado ao Hospital Cura d’Ars. Atendemos também por via particular.