A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a meta global para a saúde infantil até 2025: pelo menos 50% dos bebês de até seis meses de idade devem ser amamentados exclusivamente com leite materno. Isso significa que, durante esse período, a criança deve receber apenas o leite, sem introdução de água, chás, sucos, fórmulas ou outros alimentos. E há razão muito especial para isso. O leite materno proporciona benefícios à saúde física e emocional dos bebês e também das mães, além de fortalecer o sistema imunológico dos pequenos, pois contém todos os nutrientes, anticorpos e substâncias bioativas que a criança precisa para crescer com saúde e protegida de infecções.
Também é importante lembrar que amamentar é um ato natural, sustentável, econômico e acessível para praticamente todas as famílias.
Segundo a OMS, essa meta foi estabelecida porque, apesar de todos os benefícios comprovados, a taxa global de amamentação exclusiva até os seis meses ainda é muito inferior ao ideal. O objetivo da Organização com essa iniciativa é mobilizar governos, profissionais de Saúde e a sociedade como um todo para criar condições favoráveis à amamentação.
Aqui no Hospital Cura d’Ars pactuamos o compromisso com a saúde dos bebês, incentivando o aleitamento materno e seguindo todas as diretrizes da Iniciativa Hospital Amiga da Criança, do Ministério da Saúde, da qual fazemos parte.
Nossa equipe de Obstetrícia está sempre próxima a mães e seus bebês, oferecendo:
- Orientação especializada ainda na Maternidade, com profissionais treinados em aleitamento;
- Ambiente acolhedor para a amamentação;
- Apoio contínuo à mãe e ao bebê após a alta, com equipes de Enfermagem e Pediatria sempre prontas a ajudar.
Amamentar é um direito do bebê e um gesto de cuidado e amor da mãe.